Pneumonia: é possível prevenir?

12 de novembro é o Dia Mundial de Combate à Pneumonia. A data é uma oportunidade para incentivar mundialmente a discussão sobre a importância da prevenção da pneumonia, um problema que apesar de grave, pode ser evitado. Para marcar a ocasião no Brasil, acontece neste final de semana, 09 e 10 de novembro, o evento City Walk, que apoia a campanha “Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto”. A atriz Regina Duarte, madrinha da campanha, estará presente.

A iniciativa, lançada por quatro importantes sociedades médicas – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), com o apoio da Pfizer, inclui ações educativas e de conscientização da população.

A pneumonia é a maior causa de morte em crianças em todo o mundo. No entanto, a doença não está limitada a bebês e crianças, afeta também adultos, principalmente com mais de 50 anos e portadores de asma, doença cardíaca ou outra grave condição de saúde.

Ao mesmo tempo em que a pneumonia é um importante problema de saúde pública, alguns tipos – incluindo a pneumonia pneumocócica – são evitáveis. E a vacinação é um passo fundamental para ajudar na prevenção, em conjunto com hábitos de vida saudáveis.

Entre as opções de vacinas disponíveis para prevenção da pneumonia e das demais doenças pneumocócicas está a Prevenar 13 (VPC-13) – também conhecida como vacina pneumocócica conjugada 13 valente, aprovada este ano pela Anvisa para uso em adultos acima de 50 anos. A vacina já era indicada para crianças até seis anos incompletos.

Sobre o City Walk – O City Walk acontece em São Paulo neste final de semana (9 e 10/11) no Jockey Club com diversas atividades. No sábado, entre 10h e 18h, estarão disponíveis gratuitamente diversos serviços como avaliação clínica e corporal, teste de bioimpedância, orientação nutricional e de treino, além de aulas de pilates e zumba e esclarecimento de dúvidas sobre o calendário de vacinação do adulto. No domingo, há uma caminhada esportiva, de 3,5km, com largada às 7h30, com participação da atriz Regina Duarte, madrinha da campanha.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>